A categoria mais popular do continente!

RM mantém time de pilotos em temporada de novidades técnicas

A Volkswagen-MAN é a única marca de caminhões da Fórmula Truck que manteve todos os cinco pilotos do ano passado para a temporada de 2014 dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano. Débora Rodrigues, Leandro Totti, Felipe Giaffone, André Marques e Adalberto Jardim serão os titulares de seus caminhões nas dez corridas deste ano – a primeira delas neste domingo (16), em Caruaru (PE), no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

 

Tal qual na última temporada, Giaffone será o piloto do único caminhão MAN TGX da RM Competições. Os quatro outros pilotos da equipe seguirão utilizando o modelo Volkswagen Constellation, equipado pelo motor MAN. Na pré-temporada, o trabalho da RM Competições contemplou, além da adaptação ao novo regulamento técnico da categoria, algumas sessões de testes, todas realizadas no autódromo de Londrina (PR), pista-sede do time.



 

“O que não faltou foi trabalho nesse início de ano”, manifesta o chefe de equipe Renato Martins, que pilotou na Fórmula Truck entre 1996 e 2011 – foi bicampeão brasileiro em 1996 e 2006. “Trabalhamos bastante, sobretudo, para adequar os caminhões ao novo regulamento, sem o catalisador e com restritor. Essa é uma mudança que, combinada ao rigor na fiscalização da emissão de fumaça, vai ajudar a categoria a ter um espetáculo ainda melhor”, opina.

 

Martins manifestou-se satisfeito com o resultado dos testes realizados em Londrina. “Fizemos esses treinos respeitando uma margem que impedisse a fumaça. No geral gostamos muito do rendimento dos caminhões, eles estão muito bons, mas não temos o comparativo direto com os caminhões de outras marcas e de outras equipes. Eu não diria, hoje, que temos o melhor caminhão. De qualquer jeito, vamos ter de trabalhar muito neste ano”, pondera.

 

OS PILOTOS DA RM

Campeão brasileiro e sul-americano em 2012 pela Mercedes-Benz, Totti, representante da cidade de Londrina, passou a competir pela RM Competições em 2013. Coube a ele, na etapa de Caruaru do ano passado, a conquista da primeira pole-position de um caminhão equipado com motor MAN na categoria. Com pódios em cinco das dez etapas, ele terminou o ano como vice-campeão tanto no Campeonato Sul-Americano quanto no Brasileiro.

 

Giaffone, em 2013, confirmou nas etapas de Curitiba e Cascavel, ambas no Paraná, as duas primeiras vitórias de um MAN. Foi pilotando caminhões da RM que ele conquistou seus três títulos brasileiros na Fórmula Truck, em 2007, 2009 e 2011 – neste último ano, tornou-se também campeão sul-americano. Com 18 primeiros lugares, é o quarto maior vencedor da história, atrás apenas de Martins (27), Wellington Cirino (23) e Roberval Andrade (20).

 

Marques estreou na F´romula Truck em 2010, com um caminhão Scania da equipe de Andrade. Competiu pela ABF/Volvo no ano seguinte e integra a RM Competições desde 2012, ano em que conquistou seu melhor resultado em uma corrida – a segunda colocação na etapa de Caruaru – e também a melhor classificação, com o quinto lugar no Campeonato Brasileiro, sendo o segundo melhor entre os pilotos da marca que teve Giaffone como vice-campeão.

 

Jardim teve duas fases distintas na categoria. A primeira, em 1999, foi marcada pela conquista do primeiro de seus 11 pódios, na etapa de Viamão (RS), atuando pela equipe DF/Ford como substituto de Djalma Fogaça, que se recuperava de uma fratura na perna. Em 2006, pela RM, foi pole na corrida de sua reestreia, em São Paulo (SP). Três segundos lugares, em Tarumã/2006, Buenos Aires/2011 e Goiânia/2013 são os melhores resultados.

 

Débora esteve cinco vezes no pódio. A primeira, em 2005, com o quarto lugar em Goiânia (GO). Em 2006, comemorou terceiros lugares em Fortaleza (CE) e Curitiba, onde esteve no pódio ao lado do marido Martins, segundo. O casal voltou ao pódio em 2008, em Guaporé (RS), com Renato em quarto e Débora em quinto – resultado que repetiu em Cascavel, em 2012. Seu melhor campeonato foi o de 2006, quando terminou o Brasileiro em sexto.

Deixe seu comentário

Nome *

E-mail *

Site

Comentário *

Aguarde! Carregando...